top of page

Sukkot - A entrada triunfal e definitiva


Nesta semana estamos celebrando Sukkot (Tabernaculos) - Lev 23:33-43. Os 70 bois de de Sukkot representam uma oração sacerdotal e intercessora pelas nações de todo o mundo ( Numeros 29 e Deuteronômio 32:8) .

A simbologia agricola esta em trazer os frutos e as folhagens do que foi plantado e acenar diante diante do Senhor em ação de Graças como lemos no livro de Neemias 8:9-18

Profeticamente em Sukkot as nações virão a Jerusalem para adorar durante todo o Reino Mienar conforme lemos em Zacarias 14:16: “E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.”

Em João 12:12-15, um pouco antes da crucificação , Yeshua entra em Jerusalem montando em um jumento e o povo saudava a ele, dando as boas vindas com gritos de “ Baruch Haba “ ( bem vindo ) and Hoshiana ( Salva-nos ), chamado-o de “ Rei de Israel”.

"No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta." João 12:12-15

Isso é chamado habitualmente de a “Entrada triunfal” . De qualquer forma, há alguns problemas com esse titulo.

Na verdade essa primeira entrada em Jerusalem deveria ser chamada a “ Entrada Humilde”, pois ela é apenas um “ Ensaio da Entrada triunfal”.

Porque também há problemas com o timming. Vamos entender um pouco:

Aqueles que são familiares com o antigo testamento deveriam imediatamente reconhecer que as folhas de palmas são balançados em Sukkot e não em Pessach “ E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias. “ Levítico 23:40

Yeshua entrou em Jerusalem primeiramente montado em jumento, em ordem de sofrer e se entregar pela nossa salvação como lemos em Zacarias 9:9

”E acampar-me-ei ao redor da minha casa, contra o exército, para que ninguém passe, nem volte; para que não passe mais sobre eles o opressor; porque agora vi com os meus olhos. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”

Mas ele voltara da próxima vez em um cavalo branco para guerrear, vencer e governar em triunfo como lemos em Apocalipse 19:11

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.”

- Quando as pessoas corretamente clamarão “ hoshiana” e “ Baruch Haba” para dar as boas vindas ao Rei, e a mesma profecia requere que Ele primeiro seja rejeitado ( a pedra que os edificadores rejeitaram… ) pelos seus irmãos lideres Judeus como vemos em Salmos 118:22-26

"A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele!

Salva-nos (Hoshianá) , agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos!

Bendito aquele que vem em nome do Senhor ( Baruch Haba BShem Adonai ) ; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. Salmos 118:22-26

. Como Ele é verdadeiramente o Rei de Israel, de forma que possa montar o Reino, Ele não poderia vir apenas como Rei de Israel, mas também como Cabeça e Líder de toda a igreja da terra! Lemos em Efésios 1:22,23:

"E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos."

Então há de ter um outro tempo para o preenchimento da plenitude deste grande triunfo conectado com a festa de Sukkot. Isso estará conectado com as festas de Outono de Jerusalem ( Yom Teruah, Yom Kippur e Sukkot), e não com as festas de primavera ( Pessach, Pirmicias ( bikurim ) e Shavuot ( pentecostes ); Isso será no ultimo século dos últimos dias, e não aconteceria no primeiro século na formação da Igreja; e isso incluíra os remanescentes, os crentes, os santos de todas as nações e não somente Israel como Lemos em João 12. Então nós veremos a “Entrada Triunfal” de nosso Rei Messias em Jerusalem, em toda a sua glória para governar toda a terra em justiça, Shalom e Alegria.

Façamos a nossa parte hoje, cumprindo todos os direcionamentos deste Rei maravilhoso e benevolente, O único Rei que entregou a sua vida para Salvar os seus servos e não ao contrário… Respeita e viva este relacionamento com obediência, sendo luz e sal da terra!

Use a autoridade que ele Ele nos deu para transformar vidas e salvar o maior numero possível de almas… O tempo é curto, e a mensagem é: "Arrependam-se e persigam somente a Justiça: A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus." Deuteronômio 16:20

Arrependam-se e reflitam a Luz do Rei da Glória. Para que sejamos o reflexo da sua verdadeira luz para toda a terra, pois O Rei esta voltando!


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page