Preparar & estabelecer - ELUL: O sexto mês


Quando a noiva e o noivo planejam o dia do casamento, eles simplesmente aparecem no dia ou passam meses planejando todos os detalhes?

Quando você está programado para sair de férias , você espera até a manhã de comprar suas passagens aéreas para fazer reservas para sua família?

Espero que não.

Da mesma forma, se você soubesse que o Messias voltaria daqui a 30 dias, não faria os preparativos finais antes de deixar esta terra para encontrar com ele nos ares (Mateus 24:31)?

É disso que trata o mês de Elul, o sexto mês no calendário hebraico. Elul é como o precursor de "João Batista", que veio antes da vinda do Messias durante os dias da festa do outono.

Como seres humanos, e especialmente como crentes, temos o péssimo habito de procrastinar. Temos o hábito fazer as coisas no último minuto e, em geral, tendemos a deixar as coisas que precisamos fazer mais até o último.

Mas na cultura hebraica bíblica, preparar e pensar antecipadamente fazia parte da vida cotidiana. Em uma cultura agrícola de 2000 anos atrás, havia um processo importante a ser realizado apenas para fazer e desfrutar de pão ou uma refeição. Tudo demorava mais e tudo tinha que ser cuidadosamente planejado e preparado.

Infelizmente, por causa da nossa sociedade em ritmo acelerado, não precisamos realmente pensar em nos preparar para as coisas tanto quanto antes. Isso foi transferido para nossas vidas espirituais, onde estamos sempre procurando soluções rápidas, respostas de fast food e comidas de microondas.

A verdade é que nossas almas são o solo que o Espírito usa para plantar Sua Verdade e esse terreno deve primeiro ser preparado, quebrantado e abrandado antes que as sementes de Sua palavra possam realmente se enraizar.

O mês de Elul é a época do ano separada por Deus para que todos que creem comecem a preparar a terra de suas almas e começam a olhar para dentro de si mesmos para resolver os problemas de suas vidas, criando um inventário próprio de arrependimento.

Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:1-5

Elul é um tempo para olhar no espelho da Palavra de Deus e remover as coisas que estão em nossos próprios olhos que nos fazem não ver claramente.

Quando vemos claramente quem somos ai sim verdadeiramente podemos ajudar os outros a ver claramente.

Elul tem tudo a ver com preparar nossos olhos para enxergar com os olhos de D’us.

Vamos dar uma olhada na palavra "preparar".

A principal palavra hebraica para "preparar" é “kun”, grafada kaf, vav, Nun.

כּוּן

KUN ( transliterado )

O pictograma antigo da palavra é bastante impressionante.

O kaf era uma mão dobrada, como a mão colocada na parte de trás da cabeça para ungir alguém, e significava "ungir ou abençoar".

O vav era um prego ou um prego e significava "conectar, conectar ou estabelecer algo firmemente".

O Nun era a imagem de uma semente rompendo a terra e significa "vida, para trazer vida, ou romper para a vida". Quando você junta tudo isso, o significado original de "kun" (preparação) é:

"A mão ungida sempre conectará você à vida".

Preparar é conectar-se com àquilo que traz vida.

Preparar-se espiritualmente é trazer uma conexão sólida com a vida.

O que um pastor faz? O que um professor faz?

O que Yeshua fez?

Todos eles são comissionados e ungidos com um propósito:

Conectar Seu povo com a vida.

E Yeshua É o caminho, a verdade e a vida!

Quando analisamos a definição bíblica de preparar, obtemos um entendimento muito rico que é um pouco diferente da nossa definição ocidental.

Vamos ao livro de Juízes no final da vida de Sansão para obter o verdadeiro significado dessa palavra no hebraico e quão conectado esta com este período (Elul) que antecipa as festas do Senhor:

Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.

Juízes 16:26

À primeira vista, não vemos a palavra "preparar - Kun“ neste versículo. Mas com o significado de “sustentar, mas na verdade vem da raiz estabelecer” então podemos ler:

"Deixe-me sentir os pilares sobre os quais o templo inteiro está firmemente estabelecido ...

" A palavra "estabelecer" é a mesma usada para "preparar" .

A palavra Kun não significa preparar como:

“reunir alguns ingredientes, fazer uma lista ou começar a pensar em seus planos", como acontece na sua lista de tarefas regular.

O hebraico é uma linguagem concreta, uma linguagem de ação que tem como ponto final e conclusão sua agenda, do alvo.

Em hebraico, “Kun” significa

"Estabelecer firmemente, estar preparado, ter certeza, estar preparado ou ser fixo e imutável".

No exemplo de Sansão, os pilares estavam "preparando" o templo para ser usado com um propósito.

Preparar e estabelecer não parecem ser idéias conectadas no mundo ocidental, mas em hebraico elas tem e estão exatamente o mesmo conceito.

Todo o objetivo de preparar algo é estabelecê-lo.

Preparar e Estabelecer na mente hebraica são a mesma coisa e não podem ser separados.

Como crença e obediência ou fé e obras. Um prova o outro.

Eles não estão separados. Eles estão echad (em unidade), dois componentes que compõem o todo.

Um simplesmente não pode existir sem o outro em sua totalidade.

Quando Deus nos prepara nem sempre o preparar dEle é diferente do que esperamos.

Na mentalidade ocidental, consideramos a preparação como: ir à escola, ler livros e aprender tudo o que precisamos aprende... Para fazer degraus daquilo que planejamos alcançar ( formação, diplomas, carreira e etc...)

É assim que todo o nosso sistema escolar moderno funciona.

Mas no mundo antigo, preparar era um discipulado.

Era para FAZER enquanto você aprendia.

Um exemplo importante esta em Genesis 41:32

“E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é estabelecida ( KUN ) por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.”

O sonho foi a preparação para a realidade ser estabelecida.

Segue mais um exemplo de onde preparar e estabelecer estão juntos mostrando a soberania de Deus:

O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está estabelecido ( firmado - Kun), e não poderá vacilar." Salmos 93:1

Quando Deus prepara algo Ele ja estabeleceu o objetivo.

Quando dizemos: "Você está preparando o jantar?" na verdade estamos falando que um jantar esta sendo preparado e se Deus permitir vai acontecer.

Então, como tudo isso se relaciona com a preparação para as festas de outono que são: ( Yom Teruah ( trombetas ) Yom Kipur ( expiação ) e Sukkot (Tabernaculos ) que acontecem no 6o mês bíblico chamado de Elul?

Agora (durante o período que antecede a festa) é o período de olhar profundamente para dentro de nós mesmos e nos perguntar:

Pai, o que você quer que eu aprenda durante este período de suas festas do SENHOR?

O que posso" mudar "em MINHA vida?

O que posso aprender com essa situação de forma que possa ajudar a estabelecer a minha fé e os Teus caminhos com mais firmeza na minha vida?

O sentido deste mês de ELUL é que quando chegamos a esse ponto em que paramos de apontar os dedos e tentamos fazer com que todos nós possamos nos quebrantar , porque nos arrependemos verdadeiramente e comecemos a olhar para nossas próprias vidas sem nada escondido entre nós e Deus e desta forma ficamos diante da verdade da Sua glória onde todos nós começaremos a enxergar mais claramente a nós mesmos e ao próximo como o nosso Criador nos vê.

Bem vindo a este período da alegria do arrependimento onde com certeza teremos a nossa alma como um terreno sarado para nos reunir ( trombetas ), nos arrepender ( expiação ) e finalmente habitar ( tabernáculos) na presença de nosso Deus, tudo coordenado pelo nosso Senhor e Sumo Sacerdote - Yeshua que esta sempre intercedendo por nós e sarar a nossa terra para que possamos dar frutos.

2 Crônicas 7:13 - "Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente; 14e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra."

Que o Senhor abençoe a todos e que seja um período de recuperação.


238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo