Amor que Lança Fora Todo Medo: A Chave para um Relacionamento Saudável com Deus
- Marcos Vinicius

- há 7 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 horas

"No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor."
Eu não sei quanto às pessoas, mas penso que qualquer relacionamento construído à base do medo não é algo saudável.
Não consigo imaginar minha esposa vivendo comigo por causa do medo. Isso me faria pensar que o fato de ela estar comigo não é por amor, mas pelo medo do que pode acontecer caso ela me deixe. Da mesma forma que eu, sendo pai de dois filhos, nunca quis que eles me obedecessem e me honrassem apenas pelo medo, mas sim por amor.
Se nós, homens falhos e imperfeitos, preferimos um relacionamento de amor ao do medo, quanto mais Deus.
Muitas pessoas obedecem aos mandamentos pelo medo de que, se não obedecerem, Deus as castigará. Talvez isso se deva ao fato de interpretarmos um texto bíblico erradamente, onde diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Quando olhamos isoladamente para a palavra “temor”, seu significado realmente denota medo. Então, precisamos ter medo de Deus?
É isso que o texto ensina? Imagine uma criança que, pela primeira vez, é levada à escola. Com raras exceções, a maioria das crianças chora quando suas mães as deixam no primeiro dia de aula. A criança chora porque está com um terrível medo de ficar longe da mãe, pois sua mãe representa segurança, carinho e proteção.
Pensando a partir da experiência de uma criança, e Jesus diz que se não formos como crianças não herdaremos o reino dos céus, o texto em questão quer dizer que o medo de estar longe de Deus é o princípio de toda sabedoria, pois estaremos expostos aos perigos, como uma criança longe da mãe.
Quando olhamos para o filho pródigo e todas as mazelas que ele passou, fica claro que o pai em nenhum momento entrou em contato com os moradores da cidade onde o filho estava para pedir que não dessem emprego ou o alimentassem, em retaliação por tê-lo abandonado. O filho entendeu que o fato de estar longe do pai o colocou em risco e miséria, então ele pensa que perto de seu pai, isso jamais aconteceria.
Foi preciso estar longe e desprotegido para compreender que perto do pai ele estaria seguro e amado. O seu retorno não é pelo medo, mas por reconhecer que no amor todo medo é lançado fora.
Deus não quer um relacionamento de medo, mas um relacionamento de amor, gratidão e reconhecimento. Por isso somos chamados filhos de Deus.
Por Marcos Vinicius
@ministeriobty

Comentários