Em nome dos céus
- Marco Goersch

- 27 de mai.
- 2 min de leitura

Certo dia, conheci um alto executivo de uma grande empresa do ramo naval, que havia iniciado sua carreira como office boy e chegou ao topo da companhia como gerente-geral da América Latina. A despeito da brilhante carreira, ele tinha humildade suficiente para gastar seu tempo dando-me conselhos. De todos os conselhos, guardei dois com afinco.
O primeiro: “Estude idiomas; ninguém chega a lugares altos sem essa habilidade.”
O segundo: “Sempre faça mais do que lhe pedem, porque muitos fazem menos do que lhes é pedido, alguns fazem exatamente o que lhes é pedido, mas poucos fazem além do que lhes é pedido.” Esse último conselho possui uma nobreza que poucos conseguem alcançar.
Na Porção desta semana, נָשׂוֹ (Nassô), que quer dizer “Faça uma contagem”, um dos assuntos abordados é o נזירות (nezirut), ou seja, o nazireado. Nesse tipo de voto, a vontade de se santificar ou de fazer um “algo a mais” é totalmente voluntária; não nos é imposto, e muito menos HaShem, bendito seja Ele, nos pede que o façamos.
E por que alguém teria essa vontade? Quais seriam os benefícios disso? Há alguém nas Escrituras que tenha feito esse voto? Por quanto tempo dura esse voto?
São tantas questões...
Bem, a duração do voto faz parte da decisão da pessoa que o fez. Os sábios da Torá dizem que há um período mínimo de 30 dias. Nas Escrituras, o nazireu mais conhecido é Shimshom, Sansão. Contudo, estima-se que Shaul, Paulo, também tenha feito um voto desse tipo.
Esse voto traz para quem o faz santidade e uma capacidade que, entendo eu, somente o Ruach ha Elokim, o Espírito de D'us, pode conceder. Em Sansão, foi a força; em Paulo, a sabedoria.
Quanto à vontade de fazer esse voto, entendo que O CRIADOR nos fez com características ímpares; não há pessoas iguais. Enquanto uns vêm a este mundo com gana material, outros possuem sede espiritual. Essa sede de fazer algo a mais é conhecida em hebraico como לְשֵׁם שָׁמַיִם (LeShem Shamáyim), literalmente: “Em nome dos céus”.
E, se alguém possui essa sede, disse YESHUA:
“E, no último dia, o grande dia da festa, Yeshua pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” João 7:37.
Falando do Mashiach de Israel, nosso SENHOR e REI, Ele ensinou isso de uma maneira ainda mais nobre: fazê-lo até mesmo aos inimigos, como está escrito em Mateus 5:39-48.
Bebamos desse conhecimento, pois a água que YESHUA tem colocará em nós um rio de águas vivas, com as quais jamais teremos sede. Ninguém ensinou melhor como fazer "Em nome dos céus".




Comentários