top of page
Ludwig Goulart

<<O DEUS RELÓGIO>>>




Jacó foi um homem privilegiado porque ele foi encontrado por Deus. Foi um crescimento gradual. E como qualquer pessoa, no início da caminhada ele firmava seu relacionamento pensando no que Deus poderia fazer por ele e não naquilo que ele deveria fazer por Deus.


Ele queria a benção mas ainda não compreendia a necessidade de ser uma benção. Mas de uma coisa ele estava absolutamente certo, ele sabia que o segredo da vitória estava na benção.


Mas existe uma escala de tempo chamada vida, e esse é o tempo que nos limita.


Mas Deus não é limitado pelo tempo, ele é Eterno , o tempo de Deus não é o nosso tempo. Deus passeia no tempo, na eternidade.


Jacó não usava um relógio no pulso, mas olhava para as luas e contava o tempo. Ele era o homem chronus. Assim como nós. Limitado pelo tempo.


Nós não somos diferentes dele. Se observarmos à nossa volta veremos relógios em todos os lugares.


No pulso , no celular , nos edifícios , nos computadores, nos painéis na rua , no carro , na parede da cozinha , no micro-ondas , na sala , na geladeira.


Temos mais relógios na casa do que símbolos religiosos.


Isso demonstra um pouco nossa escala de valores. O Deus da nossa era é o relógio, e o imediatismo é fruto dele.


Por isso a paciência é uma virtude espiritual, um dom do esprito , pois é ela que permite a conciliação do tempo de Deus e o tempo do homem.


Mas podemos exigir algo de Deus? Que tipo de relacionamento temos com ele? Será que tratamos Deus numa relação clientelista? Não esqueça, existe uma máxima que alega que o cliente tem sempre razão e busca satisfação.

Qual a principal reclamação ? Tempo!


Fazemos parte de uma geração "fast food" que quer tudo pronto. Sopa pronta em lata, café solúvel, arroz de saquinho, macarrão instantâneo, raspadinha instantânea, esquenta tudo no microondas em 2 minutos, sirva a gosto com tempero pronto. A batalha do imediatismo, está em todas as áreas da nossa vida, a sociedade vive na cultura do descartável.


“Se Deus não for rápido, Deus não é Deus...” assim pensa o mundo. Se ele não for rápido, então ele não existe... assim rumina o mundo.


E assim caminha a humanidade. E o mundo se divide. Um pequeno pedaço acredita que existe um Deus e a outra metade acredita que é próprio o Deus!


É coisificação de Deus...do deus criado a nossa imagem e semelhança e principalmente criado de acordo com nossas necessidades a serviço do homem. Se a barriga roncar... chame o Deus lentilha!


Não havia tanta diferença assim entre os gêmeos Esaú e Jacó. Um teve que aprender a esperar e o outro só ouviu a sua barriga roncar.


O Deus Relógio é provavelmente o Deus mais popular do mundo.

O homem é idolatra por natureza, mas Deus é iconoclasta por essência!


Ele destrói nossos ídolos, nossas certezas, existe até um salmo iconoclasta:


Salmo 146:" Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver.Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus."

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page