Yeshua é a luz - Crianças aprendendo sobre o poder de Deus. Esta é única festa judaica onde o único registro oficial bíblico de um judeu que celebrou foi Yeshua e está no Brit Chadashá (nova aliança).
Conhecida como festa das luzes na tradição judaica, onde todo o Israel se ilumina declarando a Vitória sobre as trevas do paganismo grego pela fé do exército liderado por Judá, o Macabeu.
Depois de um período de trevas, com um grupo pequeno de homens fieis, resolveram avançar contra o inimigo, o domínio do império selêucida que havia dominou Jerusalém por anos. O objetivo era retomar Jerusalém e o Templo para o povo judeu.
O Senhor deu a vitória sobrenatural ao exército Macabeu que adentrou o templo cantando uma canção de vitória que em hebraico é “מִֽי־כָמֹ֤כָה בָּֽאֵלִם֙ יְהוָ֔ה”- “Mi chamocha ba elim Adonai” - Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? Êxodo 15:11 e assim o Senhor deu a vitória ao pequeno exército que lutou com fé e este foi o primeiro milagre.
Depois disso, dedicaram o templo, que havia sido profanado, por Antíoco IV Epifânio, que se auto declarou Deus, e sacrificou um porco a si mesmo, no templo sagrado do Senhor em Jerusalém, profanando o lugar sagrado onde o Deus da bíblia falava com o seu povo.
O segundo milagre: Tiveram que fazer a purificação e a consagração do templo, que consistia em acender a Menorá (o candelabro de sete braços) com azeite puro não profanado. Porém só tinham um jarro não violado pelo exército inimigo, e ele só duraria um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse prensado e levado ao templo conforme manda a Torá. (leia sobre dedicação Êxodo 27: 20,21).
Pela tradição judaica, hoje, todas as noites, as crianças celebraram com brincadeiras, e jogos mais modernos como dama, xadrez dentre outros de forma a perpetuar para novas gerações que o nosso Deus é um Deus de milagres, que a alegria dele é a nossa força e que só ELE tem poder para destruir o império das trevas com sua maravilhosa luz.
Para se ter uma ideia há um brinquedo chamado Dreidel onde cada lado possui uma letra do alfabeto hebraico: נ (Nun), ג (Gimel), ה (Hei), ש (Shin), que juntas foram o acrônimo para "נס גדול היה שם" (Nes Gadol Haya Sham). Que é tradicionalmente a frase falada e repetida durante todas as brincadeiras: Um grande milagre ocorreu lá (Jerusalém). Se Yeshua comemorava Chanuká, este período é maravilhoso para todos nós. Pois ele é o rei de Israel e a luz de todas as nações.
Nesta festa, ele, um judeu, o nosso Senhor estava andando pelo templo em Jerusalém conforme lemos em João 22:10-12 E afirmou nos versículos 27 a 30 o seguinte: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um".
Então em unidade nós também afirmamos nesta época: Obrigado Pai, pois podemos ter sido levados até Yeshua e ouvir a sua poderosa voz, obrigado, pois não andamos perdidos por ai como ovelhas sem Pastor e podemos ouvir a voz doce de Yeshua através do Espirito Santo de Deus.
Obrigado porque ninguém pode nos arrancar da poderosa mão do Pai, pois Yeshua que é nosso intercessor e o Pai são um. Que possamos ter total concordância e unidade conforme ele orou para que tivéssemos.
Sejamos luz uns para os outros, sejamos sal da terra e luz para as nações, que neste Chanuká celebremos que não somos mais escravos, porem livres e que nosso Ministério tem sido usado para resgatar pessoas que estavam sendo perseguidas e presas em trevas para a maravilhosa luz, assim como uma vez Israel estava em trevas e foi resgatada pela poderosa mão de Deus.
Ore em ação de graças ao Senhor pela luz e alegria que Yeshua tem derramado sobre as crianças que são cuidadas através do fazer e ensinar continuo da palavra de Deus pela nossa congregação e que respeitosamente leva o nome dEle nestes 20 anos.
Resplandeça a luz e o sorriso que o PAI te deu ao lhe revelar Yeshua aonde você estiver. Estaremos em unidade com Yeshua (“deixem vir a mim as criancinhas”).
Que nessa primeira noite de Chanuká, estejamos Declarando em nome de Yeshua a Vitória da luz sobre as trevas.
Graças ao Senhor podemos dizer que somos uma congregação que reconhece o milagre da poderosa mão de Deus de shabat a shabat!
Comments