top of page

A GALINHA DOS OVOS DE OURO


O mundo se divide em dois grupos de pessoas. Um grupo pequeno que teme a Deus e outro grupo muito maior que acha que é o próprio Deus!


Todo dia o homem levanta o seu trono dentro de torres e cidades e as vezes combina os dois juntos e a essa "mistura" o chama de "castelo".


Os castelos sempre foram fortificações muradas colocadas num plano bem alto para proteger os nobres e abrigar os plebeus que trabalham como serviçais.


Castelos eram estruturas arquitetônicas muito utilizadas na Europa medieval mas muitos séculos antes disso a bíblia falava sobre torres e cidades.


A palavra torre em hebraico é "Migdal". Ela vem da palavra hebraica "Gadol", que significa grandeza. O livro de Gênesis conta a história da Torre de Babel .


Gn 11:4 - Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra".


Será que esses homens encontraram os famosos feijões mágicos da fábula infantil "João e o pé de feijão"? Diz a lenda que esses feijões cresceram a tal ponto que encontrou a um castelo acima das nuvens, um lugar habitado por um gigante dono de uma galinha que colocava ovos de ouro. A cobiça de João era tão grande que ele tentou roubar a galinha.


Quando os homens de Babel construíram um arranha céu, o objetivo não era invadir os céus nem sequestrar uma galinha que colocava ovos de ouro. A torre foi construída para enaltecer o nome dos homens. Para que servisse de referência, pois sempre que alguém olhasse para os céus se lembraria imediatamente dos homens de Babel.


Mas Deus está sempre no controle de tudo. Deus queria que os olhos dos homens estivessem focados nele, mas aqueles homens orgulhosos queriam ser centro de toda atenção.


Existe um padrão na bíblia, que cita torres e cidades. A torre representa a falsa religião onde o homem substitui a Deus e quer usurpar a honra para si mesmo.


A cidade representa a autossuficiência humana, o homem que não precisa da ajuda de ninguém, pois toda a provisão e segurança vem do seu próprio braço.


Como Deus é iconoclasta, ele vai derrubar os falsos deuses. O que Deus fez no passado em Babel ele tornará a fazer no futuro!


Deus descerá dos céus e vai interromper a torre! Ele vai balançar estruturas, se existe algo para ser sacudido, Deus vai sacudir, não tenha nenhuma dúvida disso!


Vamos ver o que Isaías falava:


Is 2:12-18 - O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado para que eles sejam humilhados... para toda torre imponente e todo muro fortificado, para todo navio mercante e todo barco de luxo. A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia, e os ídolos desaparecerão por completo.


Assim como em Gênesis e Isaías, Deus também vai usar o profeta Sofonias para falar a mesma coisa:


Sf 1:14-18 - "O grande dia do Senhor está próximo; está próximo e logo vem. Ouçam! O dia do Senhor será amargo; até os guerreiros gritarão. Aquele dia será um dia de ira, dia de aflição e angústia, dia de sofrimento e ruína, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e negridão, dia de toques de trombeta e gritos de guerra contra as cidades fortificadas e contra as torres elevadas.


A torre é construída e reconstruída várias vezes, a pedra angular da autossuficiência humana foi colocada por Adão, e nós colocamos uma pedrinha todo dia.


Adão caiu em tentação porque acreditou que comendo do fruto da árvore do bem e do mal deixaria de depender do seu criador.


Os homens de Babel se espalharam pela terra mas não desapareceram. Hoje essa mesma espécie de homem diz: “Temos medicina computadorizada, aviões , tablets, celulares , internet, satélites, TV a cabo, GPS, do que mais precisamos”?


O homem se coloca como senhor do universo! É nisso que se baseia o humanismo, o antropocentrismo da renascença até chegarmos no frenesi da autoajuda dos dias de hoje.


Toda vez que acreditamos que o suprimento é fruto de uma economia forte e que a proteção é fruto de um exército forte , então construímos “torres e cidades”. è um processo onde excluímos Deus de nossas vidas.


As torres vão cair e as cidades ficarão com seus muros em ruínas. Deus vai derrubar a falsa religião e falsa economia!


Tenha certeza de uma coisa, o Dia do Senhor virá, a honra e a glória será dada a Yeshua e a galinha dos ovos de ouro será depenada!


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page