top of page

YOM TERUAH e os últimos dias - Dia das Trombetas - Lev 23 ( Parte I )

Atualizado: 9 de set. de 2020



A Festa das trombetas que esta descrita em Levitico 23:24 como mandamento é chamado de Yom (dia ) Truah ( do sopro) tem sido associado ao Dia do Juízo (יום הדין Iom Hadin) na tradição biblico-judaica.


De acordo com muitos dos estudiosos da torah, o período de tempo imediatamente anterior ao retorno do Messias será um tempo de teste (nisayon) em que o mundo passará por várias formas de tribulação chamadas chevlei Mashiach (חֶבְלֵי הַמָּשִׁיחַ) - as "dores de parto do Messias "(Sanhedrin 98a; Ketubot, Bereshit Rabbah 42: 4) que podetemos também entender através do proprio Yeshua: Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” (Mateus 24:8) .


Alguns dizem que as dores do parto devem durar 70 anos, com os últimos 7 anos sendo o período de tribulação mais intenso - chamado de "Tempos das dores/angustia de Jacó" / עֵת־צָרָה הִיא לְיַעֲקב


Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela. (Jeremias 30:7)


O clímax da Grande Tribulação é chamado de grande "Dia do Senhor" (יוֹם־יהוה הַגָּדוֹל), que representa a ira de Deus derramada sobre um sistema rebelde deste mundo.


Neste dia fatídico, o Senhor sacudirá terrivelmente toda a terra e ocorrerão catástrofes mundiais: :

Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra (Isaías 2:19)


Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? (Apocalipse 6:17)


O profeta Malaquias também diz:


Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4:1)


Somente depois que as nações do mundo forem julgadas, o reino de Deus ( malchut haElohim מַלְכוּת הָאֱלהִים) será estabelecido na terra.


O remanescente será salvo e o reinado de 1.000 anos do Rei Messias então começará:


E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Apocalipse 20:4


Esta na hora de todos entedermos que as festas biblicas, são chamadas de santas convocações e são estatuto perpétuo pelo próprio D'us em Sua palavra. Conforme esta escrito em Genesis 1:14 são "tempos determinados" (moadim) pelo Criador, como alertas, tempos de encontros criados pelo Senhor onde podemos entrar em alinhamento com a sua vontade e mais do que isso estarmos atentos ao som da sua poderosa voz que é de trombeta e de muitas aguas!


Então, ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e poderosos trovões, que bradava:


“Aleluia! Porquanto, o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso, já reina! ( Apocalipse 19:6)


Que o Senhor reine!


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page